São João do Anauá: abertura contou com 50 mil pessoas e 10 atrações nacionais estão na programação que segue até dia 27

Disputas de quadrilhas juninas e movimentação da economia local também fazem parte da programação

Raniely Carvalho
4 min Read
São João do Parque Anauá iniciou nesta terça-feira (22) (Foto: Herianne Cantanhede)

O “São João do Parque Anauá”, arraial realizado pelo Governo do Estado de Roraima, começou nesta terça-feira (22) e contou com cerca de 50 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. O evento segue até o dia 27 de julho com shows nacionais e locais, disputas de quadrilhas juninas e movimentação do comércio e empreendedorismo.

A primeira noite iniciou com atrações do cenário local e com a dupla nacional Israel e Rodolffo, que realizou um show de cerca de 2 horas com sucessos novos e antigos. De acordo com o governador do estado de Roraima, Antônio Denarium, em entrevista exclusiva ao Portal Raniely Carvalho, a edição 2025 é maior já realizada.

“Pela primeira vez, um evento realizado em Roraima trará 10 atrações nacionais, 68 bandas locais, a maior premiação para a campeã das disputas entre as 28 quadrilhas juninas. Já sobre a economia local, a estimativa é que o evento consiga gerar cerca de R$ 70 milhões na economia local, com a participação de mais de 200 empreendedores da economia criativa”, afirmou o líder do Poder Executivo.

Atrações nacionais

Após Israel e Rodolffo darem o pontapé no primeiro dia de evento, para esta quarta-feira (23) o público aguarda ansioso pelos cantores Zé Vaqueiro e Manin Vaqueiro. Para o restante da semana, estão também na programação: Thúlio Milionário, Lucas Lucco, Companhia do Calypso, Jonas Esticado Guilherme e Benuto, e Jeferson Moraes.

quadrilha junina de Roraima
28 quadrilhas juninas disputam às premiações nesta edição (Foto: Herianne Cantanhede)

Quadrilhas Juninas

A competição conta com a participação de 28 quadrilhas juninas dos grupos Emergente, de Acesso e Especial. O concurso agora é realizado em um novo espaço para as apresentações e o público, trazendo as quadrilhas para mais próximo à entrada do evento.

A Garranchê, junina que faz parte do grupo especial, se apresentou nesta terça-feira e levou emoção ao tablado com o tema “A Lágrima que Floresce”. De acordo com um dos coreógrafos, Alex Carvalho, o espetáculo foi incrível e se preparam para viajar para disputar o Campeonato Brasileiro.

“O espetáculo de hoje foi especial, lindo, e agora vamos para Maceió (AL), disputar o campeonato brasileiro. Já somos campeões nacionais e vamos em busca de mais um título para o nosso estado.”

Comerciantes em Boa Vista - Roraima
Comerciantes esperam ter renda extra durante do evento (Foto: Herianne Cantanhede)

Comércio

Segundo estimativa, mais de 200 empreendedores de de alimentação, entretenimento, artesanato, entre outros, estão na edição 2025 do São João do Anauá. A comerciante Ludmilla Amarante fala das expectativas.

“As vendas estão muito boas e esperamos que supere nossas expectativas até o último dia do evento”, disse ela que vende cachorro-quente, espetinhos e outros alimentos em uma barraca no Parque.

Orçamento e Incentivo

O São João do Anauá, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), contou com R$ 8 milhões de recurso do Ministério do Turismo para custear o cachê dos artistas e custos da estrutura e divulgação do evento, além de recursos do próprio governo de Roraima. É o primeiro evento estadual a entrar no hall de patrocinados pela pasta federal.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Raniely Carvalho é jornalista, fundadora e editora-chefe do Portal Raniely Carvalho. Natural de Boa Vista (RR), é formada pela Faculdade Atual da Amazônia e pela Estácio de Roraima. Com registro profissional (DRT 421/RR), atua há anos como repórter em emissoras locais e produz conteúdo focado em jornalismo regional, segurança pública e temas de interesse social.
0:00
0:00