Polinter prende homem que se passou por instalador de mármore para cometer roubo em Boa Vista

Raniely Carvalho
3 min Read

A Polícia Civil de Roraima, por meio da Polinter prende homem nesta segunda-feira (13) G.V.N., de 32 anos, condenado a 11 anos e cinco meses de prisão por roubo qualificado. O homem foi localizado no bairro Buritis, em Boa Vista, após ser identificado como o criminoso que se passou por instalador de mármore para entrar na casa de uma idosa e cometer o assalto.

O mandado foi cumprido em sentença definitiva expedida pela Vara de Crimes Contra Vulneráveis do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Crime foi praticado por homem que fingiu ser instalador de mármore

De acordo com a investigação, o crime ocorreu em 13 de maio de 2023, quando G.V.N., acompanhado de um comparsa, se apresentou na casa da vítima, uma idosa de 64 anos, no bairro Liberdade, fingindo ser o “rapaz das pedras”, profissional que ela aguardava para realizar um serviço de instalação de mármore.

Ao abrir o portão, a idosa foi rendida com uma arma de fogo, e os suspeitos invadiram a residência, onde estavam também o neto da vítima, uma diarista e um prestador de serviço. Todos foram ameaçados e obrigados a se deitar no chão, enquanto os criminosos reviravam o imóvel em busca de dinheiro e objetos de valor.

Os assaltantes fugiram levando três celulares, um notebook e uma CNH. Durante as diligências, a equipe da Seção de Investigação e Operação (SIOP) do 2º DP identificou o veículo utilizado no crime por meio de câmeras de segurança.
Um dos celulares roubados foi localizado na posse de uma adolescente, enteada do comparsa de G.V.N., que afirmou ter comprado o aparelho por R$ 450. O telefone foi apreendido e devolvido à vítima.

Polinter prende homem: apreensão o e condenação

As provas coletadas durante a investigação levaram à prisão em flagrante de G.V.N. e à representação pela prisão preventiva, posteriormente deferida pela Justiça.
O criminoso foi condenado a 11 anos, cinco meses e 15 dias de reclusão em regime fechado, por roubo majorado com uso de arma de fogo.

Com o mandado de prisão definitivo expedido, a Polinter localizou e prendeu o condenado nesta segunda-feira. Ele foi conduzido à sede da delegacia para formalização da prisão e, em seguida, apresentado à audiência de custódia.

“O caso mostra o comprometimento das equipes da Polícia Civil em garantir que condenados cumpram suas penas e que vítimas tenham respostas efetivas da Justiça”, afirmou o delegado Alexandre Matos, titular da Polinter.

O que é roubo qualificado?

O roubo qualificado ocorre quando o crime é cometido com agravantes, como o uso de arma de fogo, concurso de pessoas (mais de um autor) ou violência grave contra a vítima. Nesses casos, a pena é aumentada, podendo ultrapassar 10 anos de reclusão, como aconteceu neste caso.

O que significa prisão definitiva?

A prisão definitiva acontece quando o processo judicial já foi concluído, ou seja, não cabe mais recurso e a condenação transita em julgado. A partir desse momento, o réu passa a cumprir efetivamente a pena determinada pela Justiça.

Qual o papel da Polinter na Polícia Civil?

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) é responsável por cumprir mandados de prisão, localizar foragidos e apoiar investigações interestaduais, garantindo que condenados e investigados sejam apresentados à Justiça, mesmo quando mudam de estado.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Raniely Carvalho é jornalista, fundadora e editora-chefe do Portal Raniely Carvalho. Natural de Boa Vista (RR), é formada pela Faculdade Atual da Amazônia e pela Estácio de Roraima. Com registro profissional (DRT 421/RR), atua há anos como repórter em emissoras locais e produz conteúdo focado em jornalismo regional, segurança pública e temas de interesse social.
0:00
0:00