O Ministério da Justiça e Segurança Pública incluiu oito foragidos criminosos de Roraima na chamada lista vermelha Roraima, que reúne alguns dos criminosos mais procurados do país. Entre eles, estão sete homens e uma mulher, com idades entre 28 e 77 anos, condenados ou investigados principalmente por homicídio e estupro de vulnerável.
A lista vermelha Roraima faz parte do Projeto Captura, que divulgou nomes e fotos de 216 procurados em todo o Brasil. A inclusão dos criminosos é considerada estratégica para a segurança pública, especialmente pelo potencial de desestruturar organizações criminosas e pela gravidade dos crimes praticados.
Criminosos de Roraima: O que é a lista vermelha e como ela funciona
A lista vermelha dos criminosos de Roraima reúne foragidos com mandados de prisão em aberto, escolhidos a partir de critérios como:
-
envolvimento em crimes graves ou hediondos;
-
participação em organizações criminosas;
-
relevância da prisão para desarticular esquemas de crimes violentos ou sexuais.
No caso de Roraima, os oito nomes estão ligados a assassinatos, mandos de execução, estupro de vulnerável, e crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A prisão de cada um deles é tratada como prioridade nacional.
Quem são os criminosos de Roraima na lista vermelha
1. Alamir Laurence de Souza Cruz Casarin

Condenado a 70 anos e cinco meses de prisão em regime fechado, Alamir responde por estupro de vulnerável contra duas vítimas distintas, em diferentes locais e períodos.
O crime está previsto no artigo 217-A do Código Penal e se aplica quando a vítima tem menos de 14 anos ou não consegue oferecer resistência.
2. Deuzirene Cardoso Silva

Única mulher da lista vermelha Roraima, Deuzirene, 52 anos, foi condenada a 37 anos e dois meses de prisão por estupro de vulnerável.
O mandado de prisão está ativo desde dezembro de 2019.
3. Francisco Gleiton Martins de Oliveira

Aos 44 anos, Francisco Gleiton foi condenado a 32 anos e 11 meses de prisão por estupro de vulnerável e por crimes ligados à produção e divulgação de material de exploração sexual de crianças e adolescentes.
4. Caio de Medeiros Porto

Caio Porto, 34 anos, é apontado como autor dos disparos que assassinaram o casal de agricultores Flávia Guilarducci (50) e Jânio Bonfim de Souza (57), em 23 de abril de 2024, na vicinal Surrão, no município de Cantá.
Ele está foragido desde o dia do crime e teve a prisão preventiva decretada ainda em 2024.
5. Cirilo Barros Ferreira

Cirilo, 77 anos, é o mais velho da lista vermelha dos criminosos de Roraima e foi condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato do empresário Francisco Mesquita, o “Chico da Meta”, morto a tiros em maio de 2011, em Boa Vista, ao sair de uma pizzaria.
Cirilo está foragido desde abril de 2012.
6. Gessé Diomar Mendes Barros

Aos 67 anos, Gessé foi condenado a 29 anos de prisão por mandar matar o empresário Rogério de Oliveira Rosa, conhecido como Rogério BC, assassinado em agosto de 2007 na frente da esposa e da filha de 10 anos, em um domingo de Dia dos Pais.
O mandado de prisão em vigor foi expedido em 2018.
7. Ivanildo Costa de Souza

Servidor público federal, Ivanildo, 58 anos, é réu por estupro de vulnerável contra três meninas, com idades entre 8 e 14 anos.
Os crimes teriam ocorrido desde 2013, sendo denunciados em outubro de 2024. Ele era do convívio familiar das vítimas.
8. Marcelo Magalhães da Silva

Marcelo, 28 anos, é suspeito de assassinar o casal de idosos Chenyl Atkinson (63) e José Ribamar Ribeiro (71), em Bonfim, em 4 de março de 2025.
Ele responde por duplo homicídio e tem mandado de prisão expedido desde 2024.
Como denunciar os criminosos de Roraima
A população pode ajudar diretamente na localização dos criminosos da lista vermelha de criminosos de Roraima, de forma anônima, por meio dos seguintes canais:
-
190 – Polícia Militar
-
197 – Polícia Civil
-
181 – Disque Denúncia
Também é possível consultar a lista completa dos foragidos no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, ao denunciar, mencionar que o nome consta na relação do Projeto Captura.
O que é a lista vermelha dos criminosos de Roraima?
É a parte regional do Projeto Captura que reúne os criminosos mais procurados ligados ao estado de Roraima, selecionados por envolvimento em crimes graves e por terem mandados de prisão em aberto.
Os nomes da lista vermelha Roraima são sigilosos?
Não. Nomes, fotos e informações básicas são divulgados publicamente pelo Ministério da Justiça justamente para facilitar denúncias e ajudar na captura.
Como posso denunciar com segurança?
Você pode ligar para 190, 197 ou 181 e informar o nome do procurado, o local onde foi visto e qualquer outro detalhe. A denúncia é anônima.
A lista vermelha Roraima só tem criminosos de Roraima?
Os oito nomes destacados têm ligação com crimes cometidos em Roraima, mas podem estar escondidos em qualquer estado do país ou até no exterior.
O que acontece depois que alguém da lista vermelha Roraima é preso?
Após a captura, o foragido é apresentado à Justiça para cumprimento da pena ou continuidade do processo criminal, e pode ser retirada a sua inclusão da lista de mais procurados.
